Carta dos editores

Este é o primeiro número da Capivara, revista gestada por alguns estudantes de pós-graduação de institutos de ciências humanas da USP, UFRJ, UFMG, entre outras. Prezamos pela apresentação de perspectivas inusitadas e pela divulgação de ideias que não encontram guarida nem no rigor das revistas científicas e nem na superficialidade da imprensa. Aqui, falamos das nossas pesquisas e interesses, sem os aspectos mais rígidos da escrita e da leitura acadêmicas. 

 

Escrevendo em voz própria, sem necessidade de pagar um pedágio muito caro à tradição e aos formalismos universitários, podemos explorar a escrita com maior liberdade, tendo como principal guia um espírito reflexivo. Consequentemente, esperamos abrir portas para leituras não especializadas e para diálogos com outras pessoas que estão pensando as questões das humanidades em interação com a vida. 

 

Nossas motivações estão muito bem expressas nos artigos deste primeiro número. Clarisse Lyra explora, no belíssimo ensaio "Um começo, meio que no fim", os limites da abordagem acadêmica de uma autora intensa como Alejandra Pizarnik. Antonio Kerstenetzky, em "Paradoxos das letras na pós-graduação", faz uma defesa da escrita e da leitura como exercício de prazer em relação consigo mesmo e com o outro.  

Daniel Mano, em "O corpo do pai", mostra como a paternidade pode ser um aprendizado de sensibilidade corporal. O ensaio nietzscheano de André Martins, "As palavras e as pulgas", parte de um conto e uma carta para fazer uma reflexão sobre as relações entre memória, história e linguagem.

Temos ainda uma análise feminista de um episódio da série Girls em "Feminismos, tensões e ambiguidades em Girls", de Brena O'Dwyer, e uma crônica de Jefferson Viel escrita no calor da greve dos caminhoneiros de maio deste ano. Por fim, expomos algumas fotos de acervo pessoal na galeria "Duzentos anos de Museu Nacional", como forma de tentar homenagear a instituição cujo fim serve de triste metáfora para o exercício de resistência que pode ser trabalhar com cultura no Brasil. 

Desejamos uma boa leitura. Caso tenha interesse, não deixe de inscrever seu e-mail para receber os próximos números da revista e curtir nossa página no Facebook. 

 

n. 1 | 09-2018

Antonio Kerstenetzky

Luiz Eduardo Freitas

Editores 

André Martins

Clarisse Lyra

Daniel Mano

Hugo Salustiano

Maria Lessa

Nathalia Carneiro

Victor Fernandes

Conselho editorial

Beatriz Reis

Luiz Eduardo Freitas

Projeto gráfico

  • Facebook - círculo cinza